A tecnologia dá ao setor hoteleiro novas formas de mensurar e avaliar o desempenho dos negócios. Monitorar os indicadores de performance (KPIs) é uma forma de tornar o gerenciamento da empresa mais eficiente, permitindo otimizar os lucros, cortar gastos e tomar decisões mais informadas. Este são alguns dos indicadores mais importantes para hotéis e pousadas:
Taxa de ocupação
Este indicador refere-se a porcentagem de quartos ocupados em um determinado período de tempo, refletindo quão cheio (ou vazio) a propriedade está. O cálculo é feito dividindo o número de quartos ocupados pelo total de quartos disponíveis, e multiplicando o resultado por 100, para obter a porcentagem.
A taxa de ocupação revela principalmente a performance da propriedade em diferentes períodos do ano, como na alta ou baixa temporada. Embora uma taxa de ocupação alta seja um bom sinal, é importante lembrar que o objetivo principal do negócio é maximizar os lucros, e não ter todos os quartos sempre ocupados.
ADR (Taxa Média Diária)
Este indicador refere-se ao valor médio pago pelos hóspedes por um quarto em um determinado dia. O cálculo é feito dividindo a receita total dos quartos pelo número de quartos ocupados. Esta é uma forma simples de avaliar o desempenho da propriedade dia após dia, ou comparar o desempenho atual com o mesmo período no passado.
Monitorar a ADR é importante para determinar o valor mínimo da diária para o negócio ser lucrativo. Uma taxa de ocupação baixa e uma ADR alta (ou vice-versa) pode significar que um reajuste seja necessário.
RevPAR (Receita por Quarto Disponível)
Este indicador refere-se à receita média gerada por cada quarto da propriedade, independentemente de estarem ocupados ou não. O cálculo é feito dividindo a receita total dos quartos pelo número de quartos em um determinado período, ou multiplicando a Taxa Média Diária (ADR) pela taxa de ocupação.
Por exemplo: se num determinado dia há 20 quartos disponíveis pelo preço de R$200 a diária e uma taxa de ocupação de 80%, gerando uma receita total de R$3.200, é possível chegar à RevPAR de duas formas: dividindo R$3.200 por 20, ou multiplicando R$200 por 80%. De qualquer forma, chegamos ao resultado de R$160. Este cálculo assume que todos os quartos têm o mesmo preço.
Esta métrica é considerada a mais importante para avaliar o desempenho e crescimento do negócio, pois faz um balanço entre a Taxa Média Diária (ADR) e a taxa de ocupação, e permite comparar-se aos concorrentes da região.
No entanto, um dos problemas com a RevPAR é que ela não leva em consideração os custos operacionais do hotel, nem a receita gerada por outras fontes, como alimentação, bebidas e comissões. Por isso, não pode ser usada para avaliar a lucratividade da propriedade.
Como alternativa, a TrevPAR (Receita Total por Quarto Disponível) e o GOPPAR (Lucro Operacional Bruto por Quarto Disponível) permitem um cálculo mais realista da performance do hotel, contabilizando despesas e outras fontes de receita, mas isso é assunto para outro momento.
O importante é não depender unicamente de uma só métrica, já que cada uma delas avalia aspectos diferentes do negócio. Utilize sempre indicadores em conjunto para ter uma ideia mais precisa sobre o desempenho do seu hotel ou pousada.
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Bem objetivo o artigo e traz uma excelente noção dos principais indicadores para a gestão de de uma propriedade hoteleira.
Parabéns pelo blog.
Obrigado Thiago.
Esperamos ter ajudado.
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Abraços.