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Sistemas de PDV, também conhecidos como POS (Point Of Sale), são geralmente utilizados por lojas e restaurantes para administrar as vendas. O PDV é a evolução da caixa registradora, pois além de controlar a entrada/saída de dinheiro, permite gerenciar o estoque dos produtos, processar pagamentos e integrar-se com outros sistemas da empresa, como PMSs e CRMs.

Sistemas de PDV modernos geralmente consistem em um software, que pode ser rodado a partir de um computador ou tablet, e integrado com outros equipamentos, como smartphones, impressoras, leitores de código de barra ou máquinas de cartão de crédito para maior funcionalidade.

Este tipo de sistema pode ser muito útil para hotéis que operam restaurantes, bares e pequenas lojas, ou até mesmo para registrar o consumo de comidas e bebidas dos hóspedes, facilitando muito o processo de check-out. O uso de um sistema de PDV traz mais eficiência ao negócio, facilita a contabilidade e melhora o atendimento ao cliente.

A venda de extras, como comidas e bebidas, é uma importante fonte de receita para hotéis. Segundo um estudo da Technomic, os gastos de hóspedes com alimentação nos hotéis vem crescendo cerca de 5,5% ao ano, totalizando 48,7 bilhões de dólares em 2017. Segundo especialistas, boa parte deste crescimento está associado ao uso da tecnologia.

Qual a diferença entre PMS e POS?

O PMS (Property Management System) é utilizado para gerenciar as operações principais do hotel, como reservas, check-ins/check-outs, disponibilidade de quartos, etc. Já o POS (Point of Sale), como já mencionamos, é utilizado para gerenciar a venda de itens e serviços além da hospedagem, como alimentos, bebidas e outros extras. Ambos podem ser integrados para simplificar o gerenciamento do negócio e melhorar a experiência do hóspede, permitindo, por exemplo, a cobrança automática dos itens consumidos no quarto ou tornando o processo de check-out mais rápido.

Como escolher o sistema de PDV ideal?

Hoje, boa parte dos sistemas de PDV rodam na nuvem, o que traz várias vantagens. Uma delas é a segurança das informações, já que ficam armazenadas em um servidor remoto, evitando a perda de dados no caso de um acidente ou falha técnica. Outra é a flexibilidade, já que novas funcionalidades e atualizações podem ser instaladas à distância, sem a necessidade de um técnico.

Caso seu hotel já utilize um sistema de PMS, verifique se ele pode ser conectado com o sistema de PDV a ser contratado. Alguns fornecedores vendem sistemas de PMS e PDVs já integrados, o que facilita a implementação, mas nem sempre é a solução mais adequada.

Muitos sistemas de PDV podem ser operados a partir de touchscreens, e alguns podem ser instalados em smartphones e tablets, o que permite aos garçons fazer pedidos de qualquer lugar do restaurante, por exemplo. Alguns PDVs também podem ser integrados com a cozinha. Assim, quando um pedido é feito no restaurante, ele já é automaticamente encaminhado aos cozinheiros. Considere todas as funcionalidades do software na hora de investir na solução ideal.

Considere também a qualidade do suporte prestado pelo fornecedor, e a facilidade de utilização do sistema. A interface ser intuitiva e amigável, podendo ser operada pelos funcionários com o mínimo de treinamento e supervisão possível.

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