Uma das principais dúvidas dos donos de hotéis é como definir o preço da diária. Oferecer um bom custo-benefício aos hóspedes e, ao mesmo tempo, manter-se à altura da concorrência é um desafio constante. A verdade é que não existe uma fórmula, e dificilmente um único valor caberá em todas as situações. Muitos hotéis adotam preço dinâmico, que variam de acordo com a sazonalidade e demanda do hotel.
De forma simplificada, siga os seguintes passos para calcular a diária do seu hotel:
Calcule a tarifa base
O primeiro passo é saber quanto custa para colocar um hóspede em um quarto. Para isso, é preciso somar todos os custos fixos do seu hotel e dividir pelo número de quartos. Seus custos fixos devem incluir despesas com água, luz, internet, limpeza, funcionários, publicidade, impostos, etc. Após determinar o valor, adicione a margem de lucro desejada, e você terá a sua tarifa base. Por exemplo: se um hotel tem R$ 5.000 de despesas fixas por mês e 20 quartos, uma diária de R$375 terá uma margem de lucro de 50%.
Custos por quarto: R$ 5.000 / 20 quartos = R$ 250
Margem de lucro: R$ 250 + 50% = R$ 375
A não ser que seu hotel tenha outras fontes de renda lucrativas, como alimentação ou venda de pacotes turísticos, o preço da diária deve sempre cobrir as despesas fixas.
Determine sua estratégia de preços
Compare o valor da sua tarifa base com seus concorrentes, e veja se o preço está alinhado com sua marca e seus objetivos. Para isso, é possível fazer uma simples pesquisa de preços, ou utilizar estatísticas oficiais, como as divulgadas mensalmente pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.
Pense em como você está posicionado com relação à concorrência e quais os diferenciais que seu hotel oferece. Muitos hóspedes estão dispostos a pagar mais por uma melhor localização e atendimento de qualidade.
Sua estratégia de preço é determinante para consolidar seu hotel no mercado. Alguns hotéis atingem sucesso sendo os mais baratos ou os mais caros do mercado, em uma técnica conhecida como price skimming. Outros passam anos construindo uma marca de respeito e uma base fiel de clientes, o que permite cobrar preços mais elevados.
Tome cuidado ao adotar uma estratégia de preços muito agressiva para não começar uma guerra de preços na concorrência. Preços muito abaixo do mercado também podem atrair o tipo de público indesejado para o seu negócio.
Faça os ajustes necessários
Após determinar sua tarifa base e determinar sua estratégia de preços, ajuste o valor da diária de acordo com variáveis como duração da estadia, antecedência da reserva, canal de vendas, forma de pagamento e política de cancelamento. É possível oferecer descontos para estadias mais longas, pagamentos à vista ou tarifas não-reembolsáveis, por exemplo. Alguns hotéis também oferecem descontos para reservas de última hora ou para dispositivos móveis, para atrair viajantes que já estão no local.
Além disso, leve em consideração a taxa de ocupação em diferentes períodos do ano. Em épocas de baixa temporada, é possível oferecer mais descontos para aumentar a taxa de ocupação. Da mesma forma, é possível cobrar preços mais elevados durante fins de semana, feriados e eventos, quando a demanda é mais alta.
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