Pular para o conteúdo

Utilizando um Channel Manager (Gestor de Canais) com a Booking.com

Você sabia que a Booking.com funciona melhor com um Channel Manager? A ferramenta, também conhecida como Gestor de Canais, permite manter informações, como reservas, tarifas e disponibilidade dos quartos, sincronizadas entre a Booking.com e os outros canais de venda, permitindo que o gerenciamento seja feito a partir de uma única plataforma.

Isso é importante para hotéis que possuem seus próprios sistemas de reserva, já que a Booking pratica a paridade tarifária e proíbe os estabelecimentos de oferecer o mesmo quarto a um preço menor nos seus sites. A ferramenta também permite que você disponibilize, ao mesmo tempo, todos seus quartos em diferentes sites de reserva, sem precisar dividir o inventário e sem correr o risco de overbooking, o que gera uma grande dor de cabeça.

Além disso, o Gestor de Canais oferece poderosas ferramentas de mensuração e análise, permitindo comparar seu desempenho na Booking com outros sites de reserva em tempo real, o que facilita a gestão do negócio e economiza muitas horas de trabalho. Segundo um estudo da Transparent com 513 hotéis em 23 países, 67% dos estabelecimentos já utilizam um Gestor de Canais.

Praticamente todos os Gestores de Canais são compatíveis com a Booking, mas é importante escolher um que possa ser integrado com seu sistema de reservas atual (PMS) para que todo o potencial da ferramenta seja aproveitado. Caso você ainda não utilize um PMS, alguns Gestores de Canais oferecem funcionalidades básicas de gestão de reservas e de inventário na própria plataforma.

Leve em consideração o preço da assinatura, as taxas e comissões cobradas e a qualidade do suporte ao escolher qual ferramenta contratar. Alguns Gestores de Canais oferecem um período de testes gratuitamente, o que é útil para avaliar se a ferramenta atende a todas as suas necessidades.

Como integrar o Gestor de Canais a minha conta da Booking?

É bem fácil fazer a configuração do seu Gestor de Canais. O primeiro passo, após contratar o serviço, é fazer login na extranet da Booking.com, clicar em “Sua Conta”, e escolher a opção “Serviço de conectividade”.

Na página que abrir, clique no botão “Pesquisar” e busque pelo nome do seu fornecedor. Depois de selecionar seu Gestor de Canais, será possível escolher quais informações serão compartilhadas com a ferramenta: tarifas, disponibilidade, reservas, fotos e outros conteúdos.

Antes de finalizar, será preciso aceitar os termos do Acordo de Serviço XML e escolher entre a conexão automática ou manual com o seu Gestor de Canais. A conexão automática é a mais recomendada, mas alguns fornecedores podem exigir a conexão manual.

Aguarde a confirmação por e-mail. Se tudo der certo, você deve ver a mensagem “Conexão XML ativa” na página de configuração do provedor, e seu Gestor de Canais já deve estar pronto para uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *