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Quem não é visto não é lembrado: saiba como eliminar os temores com a baixa temporada.

A sazonalidade é inevitável no setor de hotelaria. Fatores como clima, férias escolares e datas festivas influenciam diretamente na taxa de ocupação ao longo do ano, desafiando hotéis a se manterem lucrativos mesmo durante a baixa temporada. Apesar disso, o momento pode ser uma boa oportunidade de melhorar seu negócio e rever seu planejamento. Organização, antecedência e uma boa estratégia de vendas são essenciais para atrair mais hóspedes durante os períodos de menor demanda. Confira algumas dicas:

Hóspedes antigos

Lembre-se de que é muito mais caro atrair um cliente novo do que manter um cliente atual. Mantenha contato com seus hóspedes através de e-mails, WhatsApp e redes sociais. É possível oferecer descontos especiais para clientes antigos ou recorrentes para que voltem durante a baixa temporada. Programas de fidelidade também são uma ótima forma de construir um relacionamento a longo prazo com seus hóspedes. Estudos mostram que aumentar a retenção de clientes em 5% pode aumentar os lucros em 25% a 95%.

Além disso, desenvolva um bom sistema de pós-venda e estabeleça a qualidade do serviço como uma de suas prioridades. Segundo estudo da Accenture, 48% dos clientes insatisfeitos reclamam publicamente sobre a empresa e 21% dos consumidores frustrados nunca voltam a fazer negócio.

Promoções e descontos

Ninguém resiste a uma boa promoção. Comece oferecendo desconto para estadias em dias de semana ou para estadias de longa duração, por exemplo, ou crie pacotes promocionais para casais em lua de mel, famílias e feriados municipais. É possível combinar a estadia com outros atrativos, como passeios turísticos, pacotes de spa ou jantares em restaurantes. Se possível, firme parcerias com empresas locais para oferecer este tipo de atividade. Negócios locais podem ajudar na promoção do seu hotel, e ambos os lados ganham com a colaboração.

Flexibilidade nas datas de reserva e melhores condições de pagamento (desconto à vista, parcelamento sem juros) também ajudam a atrair hóspedes com orçamento mais apertado. Muitas pessoas preferem viajar durante a baixa temporada devido ao menor custo das passagens aéreas e a menor quantidade de turistas nos destinos.

Eventos

Com pequenos ajustes, seu hotel pode se transformar em um espaço para eventos, como aniversários, casamentos, seminários e treinamentos corporativos. Além de uma fonte de receita, é uma ótima forma de promover o hotel entre os convidados e participantes do evento, que podem se tornar hóspedes no futuro. Caso o espaço seja limitado, seu hotel ainda pode servir como ponto de encontro para pequenos eventos, como encontros ou reuniões de negócio.

Melhorias

Aproveite o período de menor movimento para melhorar a qualidade do seu serviço. Faça pesquisas de satisfação para identificar problemas e possíveis melhorias. Responda às avaliações dos hóspedes em sites de reserva e redes sociais. Surpreenda seus clientes com mimos e regalias durante a estadia para criar uma experiência memorável. Ofereça treinamento aos seus funcionários e implemente sistemas que ajudem na gestão do seu negócio, como POSs ou CRMs. Tudo isso aumenta a atratividade do seu hotel, mesmo durante a baixa temporada.

2 comentários em “Quem não é visto não é lembrado: saiba como eliminar os temores com a baixa temporada.”

    1. Obrigado Fernanda.

      Esperamos ter ajudado.

      Se tiver interesse em algum tema, referente a hotelaria, que não conste em nosso blog, deixe aqui nos comentários que providenciaremos o mais rápido possível.

      Abraços.

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