Nesse artigo trataremos da importância do marketing digital para aumentar as reservas diretas na sua propriedade.
Quando se trata de reservar acomodação, os viajantes tem muitas opções. OTAs como Booking, Expedia e Airbnb trazem muitos benefícios aos negócios e oferecem conveniência para os usuários, porém cobram comissões altas – que chegam a 30% do valor da reserva – e prejudicam pequenas e médias propriedades com políticas muitas vezes abusivas.
Uma forma de contornar isso é alcançar o cliente diretamente, através de canais como WhatsApp, redes sociais e o próprio site do hotel. Através da reserva direta, é possível aumentar a margem de lucro e reduzir o gasto com comissões, além de oferecer uma experiência mais personalizada para hóspede.
Um estudo da Kalibri Labs em 2017 mostrou que campanhas para incentivar o número de reservas diretas – mesmo oferecendo descontos – gerou mais lucro aos hotéis do que as OTAs. Em 2016, a rede de hotéis Hilton lançou a campanha Stop clicking around (ou “Pare de clicar por aí”), que oferecia vantagens como descontos, WiFi grátis e pontos de fidelidade para os hóspedes que reservavam diretamente. A Marriot também lançou uma campanha chamada It pays to book direct (ou “Compensa reservar diretamente”) com a participação de YouTubers e influenciadores nas redes sociais. Ambas tiveram um ótimo resultado.
Mas não é preciso ser uma grande rede de hotéis para investir em uma campanha dessas. Pequenas e médias propriedades podem tirar proveito das estratégias de marketing digital para atrair mais clientes e aumentar o número de reservas diretas através dos seus próprios canais, como redes sociais, e-mail e WhatsApp.
Dados revelam que o Brasil é o 3º país que mais tempo gasta na internet, e cerca de 66% da população brasileira utiliza redes sociais. Ou seja, boa parte da pesquisa e planejamento da viagem acontece em sites como Facebook e Instagram.
Uma crescente parcela dos viajantes prefere fazer a reserva diretamente com a propriedade, sem passar por intermediários como OTAs e agências de viagem, por isso, estar presente e ativo nas redes sociais é indispensável para alcançar este tipo de cliente. Além disso, uma boa presença digital gera mais visibilidade e credibilidade ao seu negócio, já que a esmagadora maioria dos viajantes procura por avaliações e comentários de outros viajantes, e a recomendação de amigos é um dos fatores que mais influenciam na escolha da acomodação.
Mesmo não tendo um grande número de seguidores, plataformas como o Facebook Ads permitem a veiculação de anúncios segmentados por um custo muito baixo. Com poucos reais, é possível atingir milhares de pessoas a nível regional e nacional. É possível lançar campanhas segmentadas, destinadas a públicos e eventos específicos, como casais, famílias, ou feriados regionais, levando os usuários até o site do seu hotel, ou oferecendo a possibilidade de fazer a reserva diretamente pelo Facebook, Instagram ou WhatsApp.
Seja qual for o tamanho da sua propriedade e da sua verba, canais digitais são a forma mais eficiente de alcançar um grande número de pessoas e aumentar o número de reservas diretas. Mais de 70% das empresas afirmam que as experiências que tiveram com o marketing digital nas redes sociais foram “positivas” ou “muito positivas”.