Pular para o conteúdo

A vacina contra o overbook já existe e o nome dela é Gestor de Canais.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o gestor de canais, mas qual a sua função e por que você deveria usá-lo?

O gestor de canais, ou channel manager, é um software que integra e automatiza todos os canais de venda do seu hotel – sejam OTAs (como Booking.com e Decolar), GDSs (como Amadeus e Sabre) ou canais diretos (como redes sociais e seu próprio site). A ferramenta é essencial para manter informações como tarifas e disponibilidade de quartos atualizadas em todas as plataformas, evitando overbooking ou preços inconsistentes. Tudo pode ser controlado de um lugar só, facilitando a gestão do seu negócio.

Vamos supor que a reserva de um quarto seja feita por telefone. A reserva é adicionada ao sistema de reservas (ou PMS) do seu hotel, e o quarto fica indisponível para outros hóspedes naquela data. O gestor de canais é responsável por atualizar automaticamente a disponibilidade em todos os outros canais de venda, sem que isso precise ser feito manualmente. Assim, o hotel não corre o risco de reservar um mesmo quarto para dois hóspedes diferentes. O mesmo acontece caso uma reserva seja feita através de uma OTA: a disponibilidade é imediatamente atualizada no sistema utilizado pela sua recepção. Todo o processo acontece de forma rápida e automática, economizando tempo e esforço.

Além de simplificar a gestão e diversificar seus canais de venda, o gestor de canais também é uma poderosa ferramenta de análise, fornecendo gráficos e relatórios importantes para otimizar a receita e aumentar a lucratividade do negócio. O gestor de canais também permite definir tarifas diferentes para cada plataforma, levando em consideração a política de preços e as comissões de cada canal de venda.

Ao escolher o seu gestor de canais, é preciso levar em consideração principalmente:

  • a quantidade de canais que podem ser conectados;
  • a compatibilidade com seu sistema de gestão atual;
  • a elaboração de relatórios para análise;
  • a interface, que deve ser fácil e amigável;
  • a qualidade do suporte oferecido pelo fornecedor;
  • o suporte a múltiplas línguas e moedas;
  • o custo e possíveis cobranças extras.

Segundo um estudo da Transparent com 513 propriedades em 23 países, 67% dos donos de hotéis já utilizam um gestor de canais, e 70% acreditam que novas tecnologias podem ajudar na redução de custos. Outro estudo da SyncBnb mostrou propriedades listadas em múltiplos canais de venda reportaram aumento de 2 a 3 vezes na receita – e até 4 vezes em alguns casos.

Não importa o tamanho da sua propriedade, o gestor de canais traz benefícios tanto para pequenas pousadas como para grandes hotéis. Tornar a gestão mais eficiente e distribuir seu produto em mais canais é o primeiro passo para expandir seu negócio e torná-lo mais lucrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *