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5 lições de Marketing que aprendi com a Booking.com para vender mais!

Nem é preciso dizer que, cada vez mais, a internet é o canal mais usado para reservas de acomodação – a maior parte feita através de agências de viagem online, as chamadas OTAs (Online Travel Agencies). Segundo estudo da Phocuswright, OTAs como Booking e Expedia são responsáveis por até 75% das reservas online feitas no Brasil. As duas empresas gastaram, juntas, cerca de 11 bilhões de dólares em publicidade em 2019.

Apesar do domínio das OTAs, pequenos hotéis e pousadas podem tirar proveito do marketing digital como forma de atrair novos hóspedes, ganhar reconhecimento e aumentar sua margem de lucro – tudo isso com investimento relativamente baixo.

Vendas diretas

Em primeiro lugar, reservas diretas geram maior lucro aos estabelecimentos quando comparadas às reservas feitas através de OTAs ou agências de turismo. Isso porque sites como Booking, Expedia e Airbnb cobram comissões que podem chegar a 30% do valor da reserva, custando caro para pequenos negócios.

Incentivar a reserva direta pelo site, e-mail ou telefone pode gerar uma boa economia e aumentar a margem de lucro. Grandes redes como Hilton e Marriot oferecem incentivos como descontos, programas de fidelidade e café da manhã grátis para clientes que reservam diretamente.

Ter um site apenas não é o suficiente. É preciso que ele seja atualizado, fácil de usar e adaptado para dispositivos móveis, já que cerca de 30% das reservas de hotéis são feitas através dos smartphones. Além da funcionalidade, um bom desempenho nas pesquisas do Google também é importante para atrair usuários ao site, uma vez que a maior parte das pesquisas por hotéis começam pelo buscador.

Redes sociais

Em segundo lugar, a presença em redes sociais e sites de avaliação é muito importante para a reputação do estabelecimento. Muitos usuários iniciam sua pesquisa em sites como o TripAdvisor e podem gastar semanas planejando sua viagem. Responder críticas e sugestões dos hóspedes mostra que você está atento à opinião dos clientes. Além disso, publicar conteúdo relevante em plataformas como Facebook, Instagram e YouTube ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio e a conectar-se com atuais e futuros hóspedes.

Por exemplo: é possível fazer um vídeo com os principais passeios e atrativos da região, ou uma lista com os pratos típicos para experimentar no local. Também é possível divulgar outros atrativos do hotel, como bar, restaurante e espaço para eventos. Ou ainda, promover o hotel entre grupos específicos, como moradores da região, trabalhadores remotos ou casais em lua de mel.

Custo vs Retorno

Investir em marketing digital é uma forma barata e eficiente de usar seu dinheiro. Segundo pesquisa do eHotelier, 67% dos donos de negócio no setor de hotelaria disseram que o marketing digital foi decisivo para aumentar o faturamento. Entre as técnicas mais utilizadas pelos hotéis estão SEO (Search Engine Optimization) e melhorias no site – mais de metade dos entrevistados consideram-nas “muito efetivas” para o aumento das reservas. Uma boa implementação do Google Analytics também permite rastrear a origem dos visitantes do seu site, o caminho por qual eles percorrem e quantos efetivamente concluem a reserva, sendo possível calcular com precisão o retorno sobre seu investimento.

Seja qual for a estratégia, investir em marketing digital é a melhor forma para crescer seu negócio sem ficar totalmente dependente das OTAs e outros canais de venda, sem a necessidade de uma grande verba de publicidade para isso.

3 comentários em “5 lições de Marketing que aprendi com a Booking.com para vender mais!”

    1. Obrigado Diogo.

      Esperamos ter ajudado.

      Se tiver interesse em algum tema, referente a hotelaria, que não conste em nosso blog, deixe aqui nos comentários que providenciaremos o mais rápido possível.

      Abraços.

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